O que é?

Localizado na rua do Carmo, 56 Carmo, salas 205/206, na Sé, próximo ao marco zero, no centro de São Paulo, o Centro de Convivência da Unisol Brasil é o espaço de trabalho na busca de soluções para o seu empreendimento de economia solidária.

Aqui a Unisol realiza cursos, oficinas, palestras e oferece serviços de advocacy (representação administrativa e política) para associações e cooperativas de todo o Brasil.

O espaço físico compõe várias salas de multi uso. A assessoria oferece uma série de possibilidades, como a publicação de artigos, livros, e outros produtos culturais solidários. Por conta da pandemia, muitas ações foram adaptadas a forma híbrida, como reuniões, cursos, oficinas online.

Advocacy?

É um termo inglês e tem como definição ‘lutar por uma causa’. Ou seja, ultrapassa o meio jurídico onde o termo em português advocacia é usado.

Todas as pessoas que sentem que não têm os seus direitos respeitados ou que mereciam um direito não reconhecido pela lei ou pela Justiça podem lutar por eles por meio da advocacy. Essa é uma das funções da Unisol: ser uma representante política de todos os empreendimentos que trabalham na lógica de economia solidária.

Assim, a Unisol luta em Brasília, tanto no Congresso quanto no Governo Federal, por leis como as que regulamentam o Plano Nacional de Alimentação Escolar PNAE). E por quê? Porque são essas leis que permitem à agricultura familiar ser aceita como uma fornecedora regular de alimentos para a merenda de crianças e adultos em todo o país.

Muitas outras lutas fazem parte dos desafios da Unisol. A exemplo, um marco regulatório que seja justo para os empreendimentos de economia solidária vem sendo discutido junto aos parlamentares e a Unisol já conseguiu importantes avanços nele por meio de audiências públicas e debates.

Mas as práticas de advocacy são muito diversas. Por meio do Centro de Convivência, a Unisol está preparada para orientar você, os filiados ao seu empreendimento e à sua comunidade como e onde desenvolver a luta por seus direitos.

Captação de recurso

Recursos humanos e materiais são imprescindíveis para o fortalecimento das ações.

Na área pública existem diversas formas de captação de recursos nos municípios, nos estados, no âmbito federal. No Brasil e no mundo há entidades, governamentais ou não, que muitas vezes disponibilizam projetos, linhas de crédito e financiamentos – às vezes, a fundo perdido – para que seu empreendimento dê os passos iniciais para se estabelecerem ou crescerem.

Mas, para poder receber esses benefícios, quase sempre a sua cooperativa ou associação tem de passar por um processo de concorrência, um certame no qual é necessário conhecimento técnico.

Como sua representante política, a Unisol ajuda-o a desenvolver seus projetos para captar recursos e para participar de concorrências, de licitações e de outros editais no Brasil e no mundo.

Tipos de orientações

Jurídico

A Unisol ajuda você estabelecer seu empreendimento e viabilizar os devidos registros e assim atuar conforme as leis vigentes. São muitas as taxas e serviços, são muitos os aspectos administrativos. Você pode contar com a gente para os primeiros passos, nessa caminhada onde os ajustes são constantes.

Solicitar orientação jurídica

Contábil

Ter um empreendimento é uma complicação no Brasil, e com a economia solidária é ainda pior. São muitas as exigências técnicas e, se você não contar com o conhecimento necessário, vai acabar com mais despesas do que receitas, inviabilizando seu negócio.

A Unisol auxilia nos primeiros passos para a constituição de sua associação ou de sua cooperativa e pode indicar contadores especializados em economia solidária.

Solicitar orientação contábil
How to Defer Your 2020 Tax Payments

Comunicação

Um dos grandes desafios dos empreendimentos de economia solidária é encontrar seus clientes, ainda mais num mundo cada vez mais automatizado. O diálogo constante, a comunicação mais assertiva vai contribuir para viabilizar e manter o cliente.

A Unisol presta as orientações necessárias para isso. Se necessário, podemos indicar profissionais especializados no seu setor específico para desenvolver um projeto de comunicação institucional que permita o fortalecimento do seu empreendimento.

Solicitar orientação de comunicação

Para o seu empreendimento

Por meio do Centro de Convivência, a Unisol pode desenvolver uma série de serviços que ajudem o seu empreendimento a se organizar para crescer.

A maior parte dos empreendimentos de economia solidária reúne pessoas especializadas em determinadas atividades econômicas: os de agricultura familiar reúnem agricultores, os de metalurgia são compostos de operários, os fabris têm costureiros etc.

Quase sempre entre essas pessoas não há alguém especializado naqueles trâmites necessários para seu empreendimento se constituir e crescer.

Como desenrolar aquela documentação para registrar a sua cooperativa? Como fica a emissão de notas fiscais e a declaração para a Receita Federal? Como seu empreendimento pode dialogar bem com a sociedade para vender seus produtos e serviços?

Solicitar Orientação

Materiais auxiliares para download

Modelo de edital de convocação

Faça o download

Modelo de ata de assembleia geral ordinária

Faça o download

Estudo covid-19 para empreendimentos solidários

Faça o download

Manual de orientações para assembleias e cooperativas

Faça o download