NotíciasFundação da UNISOL Sergipe marca novo capítulo da Economia Solidária no Nordeste

Fundação da UNISOL Sergipe marca novo capítulo da Economia Solidária no Nordeste

No dia 21 de agosto de 2025, em aracaju trabalhadores e trabalhadoras da Economia Solidária celebraram um momento histórico: a fundação da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado de Sergipe – UNISOL Sergipe. O ato contou com a presença de cooperativas, associações, lideranças comunitárias e parceiros institucionais que reconheceram a importância estratégica da nova entidade.

A criação da UNISOL Sergipe representa a consolidação de um sonho coletivo: construir uma central capaz de fortalecer os empreendimentos solidários, ampliar a representação política do setor e dar visibilidade às práticas econômicas que colocam a vida, e não o lucro, no centro da organização social.

Durante o evento, foi lida e assinada a Carta de Fundação da UNISOL Sergipe, documento que reafirma os princípios da autogestão, da cooperação e da justiça social. A Carta destaca que a Central nasce para:

Promover a inclusão produtiva e a geração de renda digna;

Articular redes de comercialização e intercooperação em todo o território sergipano;

Defender os direitos das trabalhadoras e trabalhadores organizados em associações e cooperativas;

Enfrentar desigualdades estruturais, promovendo a igualdade de gênero, a valorização da juventude, das comunidades tradicionais e da diversidade;

Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a sustentabilidade ambiental e a justiça social.

Em um dos trechos mais marcantes, a Carta afirma:
“A UNISOL Sergipe nasce como espaço de acolhimento, articulação e representação dos empreendimentos solidários do estado. Reafirmamos nosso compromisso com a Economia Solidária como prática de democracia econômica e popular, baseada no trabalho associado, na partilha dos resultados e na centralidade da vida.”

Representantes de entidades parceiras e da rede nacional da UNISOL celebraram a chegada da nova Central, destacando que Sergipe soma-se ao movimento nacional de fortalecimento da Economia Solidária. Para eles, este passo amplia a capacidade de incidência política, a defesa de direitos e o fortalecimento de práticas econômicas comprometidas com a dignidade do trabalho e com a construção de uma sociedade mais justa.

O ato de fundação foi encerrado em clima de entusiasmo, reafirmando a unidade do movimento e a convicção de que um outro modelo de desenvolvimento é possível – baseado na solidariedade, na cooperação e no protagonismo popular.

✨ Viva a UNISOL Sergipe! Viva a Economia Solidária!

Você também pode gostar:

Roda de Negócios debate comercialização e logística para fortalecer a agricultura familiar

A Coopercentral VR, em Mauá (SP), recebeu no dia 19 de junho a Roda de Negócios e Intercooperação – Desafios de Comercialização e Logística...

Feminismos, história e resistência marcam quarto encontro do curso promovido pela Unisol Brasil

O curso Educadoras Populares no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, promovido pela Unisol Brasil, realizou no dia 28 de maio seu terceiro encontro...

Educadoras Populares debate direitos, gênero e enfrentamento às violências contra as mulheres

A Unisol Brasil realizou, no dia 21 de maio, o segundo encontro do curso “Educadoras Populares no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, com...

UNISOL Brasil participa da 1ª edição do Festival Nacional de Economia Popular e Solidária no RJ entre os dias 10 e 14 de junho

A cidade do Rio de Janeiro sediará a 1ª edição do Festival Nacional de Economia Popular e Solidária, um dos mais importantes encontros do...