“Observamos a necessidade de incentivar e auxiliar os empreendimentos na busca de certificações. Isso abre muitos mercados para os empreendimentos, além de beneficiar toda a cadeia de produção”, destaca Santos.
Os dirigentes da Unisol aproveitaram a ocasião para visitar também empreendimentos solidários no país europeu, com o objetivo de buscar parcerias comerciais e convênios para os associados da entidade.
Voltaram ao Brasil trazendo a promessa de acordos comerciais com empreendimentos italianos, que prevêem a exportação de algodão colorido e de frutas secas.
Uma dessas parcerias é com a Cooperativa Chico Mendes, da cidade de Modena, na Itália, que trabalha com práticas de comércio justo. “Eles investem nos empreendimentos parceiros para que busquem certificações, para então comprar a sua produção”, ressalta Santos.
A ideia é que a Unisol seja parceira nesse processo de indicação e orientação às associações e cooperativas. Outra instituição parceira nesta iniciativa é a ONG italiana COSPE (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes), que fez os primeiros contatos com a Cooperativa Chico Mendes e a UNISOL Brasil. Neste ano, o COSPE completa 30 anos de existência.