Na semana passada (20), a Casa da Agricultura familiar e Economia Solidária recebeu a atividade “Encontro Estadual da Unisol Piauí”, com diálogos e espaço de comercialização e contou com a participação de empreendimentos econômicos solidários- EES, representantes de movimentos sociais, lideranças, agentes públicos alinhados à pauta economia solidária e agricultura familiar nos níveis estadual e nacional.
A Unisol Piauí ressaltou a sua história, campo de atuação e objetivos.
Os produtores de Empreendimentos Econômicos Solidários- EES expuseram suas expectativas para as autoridades presentes, evidenciando a necessidade de projetos de fomento da produção e investimentos na infraestrutura produtiva. Em contrapartida, as autoridades presentes trouxeram direcionamento sobre os próximos passos a serem dados, reafirmando o interesse e disponibilidade do governo do Piauí e do governo federal na pauta da agricultura familiar e economia solidária.
O Deputado Federal, Merlong Solano, destacou que iniciativas como da Unisol são importantes, pois ajudam a distribuir melhor renda, sendo que um dos graves problemas a serem solucionados é exatamente a concentração de renda. A Secretária de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, também ressaltou a importância da Unisol, parabenizando o trabalho da organização.
Ainda, durante a atividade, pautas importantes como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PAS (Programa Alimentação Saudável) e PNAE (Programa de Alimentação Escolar) foram debatidas. As principais demandas levantadas foram as políticas de preços praticadas na aquisição de alimentos dos agricultores familiares, a revisão dos mecanismos de pagamento dos produtores (o qual tem se tornado desvantajoso pelo excesso de burocracia) e a relação dos empreendedores com os distribuidores privados, como os varejistas e empresários do ramo de comercialização de alimentos nas cidades.
As autoridades presentes, como o Deputado Estadual Francisco Lima e Patrícia Vasconcelos, Secretária Nacional da Agricultura Familiar, bem como os que contribuíram durante a manhã, reafirmaram o compromisso dos governos estadual e federal com o crescimento da agricultura familiar e economia solidária. Segundo o deputado Limma, a meta do governo estadual comandado por Rafael Fonteles chegar a 30% das merendas escolares por meio do PNAE ainda esse ano. Além disso, reconheceram os gargalos nos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar e se comprometeram a buscar maneiras de viabilizar as relações entre estado e produtores.