Nos dias 15 e 16 de setembro, Fernando Cayres, assessor de relações internacionais da Unisol, participou do debate “Participação Social no Mercosul’, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência, em Brasília. Durante o encontro, que reuniu cerca de 80 participantes provenientes de vários movimentos sociais brasileiros, como centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas, foi discutido como estes movimentos podem pautar as relações no Mercosul.
O evento serviu para identificar formas de aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e o papel do governo brasileiro como facilitador da participação social em foros internacionais, além de propor soluções para fortalecer a participação social na América do Sul. Estratégias e a construção de políticas públicas com estes atores foram os principais temas debatidos.
Os participantes discutiram o Programa Mercosul Social e Participativo (PMSP) e o Foro de Participação Cidadã da Unasul. De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio José Ferreira Simões, cabe a cada nação encontrar um modelo de participação que seja possível dentro de cada país. “Esse modelo de Estado em parceria com a sociedade civil é o modelo que nós devemos seguir e aprofundar”, defendeu o embaixador.
Pertencem à Unasul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.
Fontes: Unisol Brasil e site da SG-PR.