Ao longo desses 16 anos a Unisol traça um modelo de desenvolvimento econômico sustentável e igualitário.

No dia 03 de agosto de 2020, a Unisol Brasil comemorou 16 anos de uma linda trajetória em defesa da classe trabalhadora, nos moldes associativistas e cooperativistas.

Fundada em 2004, a Unisol nasceu de um debate acerca da crise da década de 90, principalmente aos processos de falência que vinham acontecendo no ABC Paulista. Nesse período, com base nas experiências realizadas junto algumas centrais sindicais, em especial na Itália e Espanha, e numa união com o movimento sindical e social, surge a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários como espaço de representação política dos trabalhadores da autogestão.

Desde então, a Unisol vem construindo ações de fortalecimento e integração , com foco na incidência política e social que refletem o debate dos 11 setoriais produtivos que a compõem – Agricultura familiar, Apicultura, Fruticultura, Artesanato, Cooperativas sociais, Metalurgia e polímeros, Confecção, Alimentação, Reciclagem, Construção civil e Turismo. Essa grande diversidade apresenta-se como a principal estratégia da Unisol, principalmente frente aos obstáculos ocasionados pelas transformações no mundo do trabalho.

Ao completar 16 anos, a Unisol enfrenta mais um desafio, se reinventar num cenário inseguro e instável meio a uma pandemia. Para o presidente Léo Pinho “Os momentos de crises nos coloca no debate direto de contrapondo ao sistema hegemônico da relação CAPITAL X TRABALHO. O preço da crise sempre está nas costas dos trabalhadores, sejam formais ou cooperativados (…) a luta de classe precisa ser entendida como ponto estruturante no debate da sociedade do bem viver (…) o modelo autogestionário é o único capaz de garantir a classe trabalhadora a disputa da narrativa do trabalho como direito humano”.

Não obstante, a resistência e a agenda de luta sempre foram o eixo norteador da Unisol e no mês de agosto , a sua direção trará essa trajetória em uma programação diária realizada através das suas principais redes de comunicação. “Esse momento nos exige determinação para pensar ações que possam fortalecer ainda mais nosso instrumento politico e nossa vocação institucional, ser redes(…) teremos um mês com atividades formativas, debates que pensem o presente e consolidem o futuro, mostras acercas das diversas vitorias dessa longa caminhada e muita troca; porque atrás do processo de intercooperação passaremos por essa pandemia mais fortes e com pautas consolidadas acerca do projeto de sociedade que queremos”, relatou Anne Sena -Tesoureira da Unisol.

Em comemoração aos seus 16 anos, a Unisol Brasil programou um mês cheio de surpresas para sua base afiliada, parceiros e diversos movimentos que militam na Economia Solidária. Com o tema: POR UM COOPERATIVISMO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO, a programação do Agosto Comemorativo contará, com lives de formação, mostras de vídeo, depoimentos, ações culturais e muita interação!!!

E você está esperando o que para comemorar conosco?
Acesse nossas redes sociais e venham com a Unisol construir um país mais justo e cooperativo!
Avante Unisol Brasil!!! Por mais 16 anos!!!

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp