convite
Com a finalidade de apresentar aos associados o trabalho realizado pelo Programa Brasil Próximo, a Coopnatural, de Campina Grande (PB), vai realizar o seminário Algodão agroecológico: práticas produtivas e organizativas sustentáveis. O evento está marcado para esta sexta-feira, dia 13/12, das 8h30 às 16h, na sede do Insa (Instituto Nacional do Semiárido), localizado na avenida Francisco Lopes de Almeida, s/n, Bairro Serrotão.
O Brasil Próximo é um programa de cooperação internacional entre os governos brasileiro e italiano e tem por objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local, em parceria com estados e municípios. O processo que antecedeu a criação do programa caracterizou-se pela integração das experiências de cooperação dos estados da Itália central – Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria.
O Brasil Próximo valorizou competências específicas e iniciou o intercâmbio de experiências de políticas públicas bem sucedidas brasileiras e experiências italianas no campo do desenvolvimento regional integrado, vistas como viáveis para serem implementadas em alguns territórios brasileiros.
Participam do Programa mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Amazonas e Paraiba. Na Itália, fazem parte da cooperação os estados de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria.
A cooperativa paraibana é uma das beneficiadas pelo projeto. Além de trocas de experiência, a Coopnatural recebe apoio técnico. Daí a ideia de um seminário para deixar as famílias envolvidas com o empreendimento informadas sobre o programa.
No encontro serão abordados temas como a tecnologia do algodão agroecológico, as cadeias produtivas e suas demandas, a adoção do produto e as soluções tecnológicas para o setor e serão ilustradas experiências de cooperativismo promovidas pela UNISOL que tiveram êxito. Haverá ainda uma exposição dos produtos da cooperativa, fundada em 2009, que fabrica peças de vestuário e artesanato com o uso do produto.
 
Seminário: Algodão agroecológico: práticas produtivas e organizativas sustentáveis
Público alvo: agricultores,artesãos e parceiros cooperados
Local: INSA, Campina Grande, 13 de dezembro 2013 (Av. Francisco Lopes de Almeida, s/n, Bairro Serrotão)
Horário: de 8h30 às 16h
Exposição de produtos Coopnatural no hall de entrada
Sorteio de brindes
Coordenação do Programa Brasil Próximo e Nexus ER
Apresentação do Programa e da Carta de Intenções
Apresentação de cadeias cooperativas da Unisol Brasil: Coopnatural, Casa Apis, Cocajupi
Embrapa, Tecnologia do Algodão, apropriação e adoção
Emater, Programa de Extensão Rural
INTERVALO
Cinep, Ações do Governo do Estado
Parque Tecnológico, Soluções tecnológicas,
Secretaria de Agricultura do Município de Campina Grande
Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba
Assinatura Acordos de Produção do Algodão entre produtores e Coopnatural
ALMOÇO
Visita à Estação Experimental do INSA
Encerramento, INSA
Lanche final
Sorteio de brindes.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp