Eneritz Pagalday, coordenadora do grupo de pesquisa na área de Economia Solidária do Instituto de Pesquisa Lanki, da Universidade de Mondragon visitou a sede da UNISOL Brasil em São Bernardo do Campo, no último dia 4 de fevereiro acompanhada de Maira Cavalcante Rocha integrante do NESOL – USP (Núcleo de Economia Solidária da USP). Na ocasião ambas se encontram com Arildo mota Lopes, presidente da UNISOL Basil e José de Souza, da controladoria da Copromem.
Durante sua visita ao Brasil, Eneritz visitou alguns parceiros como o MST no Paraná, com quem tem parceria antiga, o Núcleo de Economia Solidária da USP e a sede da UNISOL Brasil em São Bernardo do Campo.
O primeiro contato de Mondragon com o movimento da Economia Solidária foi através de uma vista feita pelo presidente da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes a Universidade de Mondragon em 2007.
A Universidade de Mondragon formou em 2010 sua primeira turma no curso de Gestão Econômica e Social para o Desenvolvimento da Economia Solidária do qual xx da Copromem já participou.
“Para nós trocar experiência com outros países da América-Latina, que nasceram em contextos históricos e desafios diferentes, mas que também compartilham de desafios em comum como o desenvolvimento da economia solidaria em um mundo globalizado”, afirma Eneritz.
A coordenadora conta que “O objetivo do curso é gerar um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre iniciativas de economia solidária de diferentes países e gerar redes de trabalho entre entidades que trabalham com fim de impulsionar a economia solidária em diferentes âmbitos”.
Eneritz justifica o interesse na UNISOL Brasil pela sua experiência na articulação de redes e cadeias que a central desenvolve entre entidades da Economia Solidária brasileira, “isso nos mostra que é possível fazer cooperativismo em qualquer lugar do mundo. A formação é uma forma de multiplicar nosso trabalho”, completa.
por: Marianna Fanti