O objetivo da visita, que se estende até sexta-feira (9/8) é conhecer o funcionamento da cooperativa brasileira e de toda a cadeia produtiva que a abastece para firmar parcerias futuras. “Vamos visitar agricultores, órgãos como a Embrapa e a Universidade Federal da Paraíba, conversar com cooperados e artesãos”, conta Maysa Gadelha, secretária de Promoção de Negócios e Inovação Tecnológica da Unisol Brasil e presidente da Coopnatural.
De acordo com Maysa, a visita é importante porque possibilitará definir em qual área específica a parceria será realizada e de qual forma o apoio será dado. “Pode ser na área de fiação, tecelagem, design, confecções, comercialização. É o que será decidido após a visitação. Uma ótima oportunidade de crescimento e de melhoria tecnológica”, explica.
A Coopnatural atua na área têxtil. São cerca de 400 pessoas envolvidas no processo de produção, que vai do plantio à fabricação de produtos de algodão colorido e orgânico. Já a Nexus, é uma ONG promovida pela CGIL, maior central sindical italiana. Parceira da Unisol Brasil, ela presta o mesmo tipo de apoio a empreendimentos de outros países da América Latina, da África e também à Palestina.