Discutir formas de ampliar o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas. Esse é o objetivo do Seminário Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar, que aconteceu ontem, em Brasília. O evento é organizado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).
Com o seminário, o MDA cria um espaço de articulação entre os governos federal e estaduais, instituições de pesquisa e organizações sociais, para atingir metas específicas. Um deles é fortalecer a cooperação entre os diversos setores na disponibilização de sementes e mudas. O outro objetivo é aumentar a participação dos agricultores familiares na produção desses bens. E os participantes vão debater o papel da pesquisa agropecuária nesse processo.
“A distribuição de sementes e mudas fortalece a capacidade de produção da agricultura familiar e atende a agricultores em situação de emergência após perda de safra por adversidade climática, o que significa atuar de forma preventiva e estratégica”, afirma o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.
Bianchini assinala que a distribuição de sementes e mudas já compõe o calendário agrícola anual ou em virtude de perdas de safra. Esse processo mobiliza ações que vão desde a seleção e melhoramento de variedades até a multiplicação das sementes e seleção das famílias que serão beneficiadas. “Precisamos aproveitar todas as oportunidades, apoiando a estruturação de programas que envolvem temas como segurança alimentar e biodiversidade, ou seja, está na base do sistema agroalimentar”, ressalta o secretário.
As discussões visam, também, ampliar a produção de grãos para a segurança alimentar e nutricional e o incremento de renda das famílias beneficiadas. O seminário acontece no Auditório do Incra – Setor Bancário Norte – Qd. 01 – Bloco D, no Palácio do Desenvolvimento, 11º andar.
Iniciativas
Na programação do evento, há apresentações sobre iniciativas e instrumentos disponíveis no âmbito das políticas públicas federais que apoiam e estruturam programas e ações destinados a oferta de sementes para a agricultura familiar. Também será debatida a atuação das organizações sociais no resgate, conservação, produção e multiplicação de sementes e mudas.
O seminário receberá representantes de entidades da agricultura familiar, movimentos sociais, organizações estaduais de pesquisa agropecuária, secretarias de estado de agricultura e instituições federais – entre elas, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Fonte: MDA