A assistência técnica é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento do rural brasileiro, segundo o ministro. “Estamos certos que um bom acompanhamento técnico transforma a vida dos nossos produtores. Com a assistência na propriedade rural daremos o salto que queremos, preparando os nossos agricultores por meio da troca de conhecimento”, destacou Müller.
Os serviços contratados são especificamente para garantir uma produção sustentável. “Os convênios são voltados para uma transição agroecológica, para incentivar os agricultores que produzem ou querem produzir alimentos mais saudáveis”, explicou o secretário de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini.
O valor total do recurso destinado é de R$ 19,48 milhões.
“Nos últimos anos o Brasil mudou, as pessoas passaram a ter mais renda e com isso a consumirem mais. E a agricultura familiar cumpre com esse papel, de oferecer alimentos aos brasileiros todos os dias. Isso significa que o investimento na agricultura familiar e na reforma agrária vai muito além do que se investir apenas no rural, estamos investindo em um projeto de desenvolvimento do País”, concluiu o ministro Laudemir Müller.
Conquista
O agricultor familiar Lúcio de Oliveira, 40 anos, que participou das discussões sobre assistência técnica no estado, comemorou a conquista. “Há três anos eu estava em Bauru (SP), discutindo os eixos de Ater para o nosso estado. O que ocorreu aqui, hoje, foi uma vitória muito grande. É o começo de uma nova caminhada, um reconhecimento”, atentou.
Confira aqui a lista de municípios que serão beneficiados com Ater de Sustentabilidade e Ater de Agroecologia.
Fonte: MDA – Gabriela Bomtempo