O secretário de Agricultura Familiar explicou que no último congresso da UNISOL Brasil, em 2012, ficou deliberada a federalização da Central de Cooperativas como estratégia de crescimento no País. “De lá para cá iniciamos a articulação com parceiros e associados para tornar a proposta uma realidade ainda neste ano de 2014”, comentou.
Além do encontro na Bahia, estão previstas reuniões no Acre, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. As centrais estaduais funcionarão como braços de apoio da UNISOL Brasil. Terão estrutura própria, mas estarão ligadas à sede, em São Bernardo do Campo (SP), responsável pela diretriz geral .
“A federalização é importante porque cada estado tem sua característica. Inclusive, as legislações são diferentes, o que dificulta a formalização de políticas públicas a partir de uma unidade centralizada. A UNISOL estadual trabalhará focada em sua unidade da federação específica”, explicou Santos.
A reunião do dia 7 de fevereiro também tratará das atividades a serem implementadas no estado voltadas para o Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014), estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). A UNISOL Brasil, inclusive, lançará um selo comemorativo a respeito.