Galpão terá capacidade de receber até 12 toneladas de material por dia

Galpão terá capacidade de receber até 12 toneladas de material por dia

O bairro do Irajá, no Rio de Janeiro (RJ), vai ganhar no próximo dia 12 de dezembro a primeira Central de Triagem de Recicláveis da capital fluminense. O galpão é equipado com esteiras, prensas, balanças e baias e comportará 200 trabalhadores em dois turnos, todos integrantes de seis empreendimentos filiados à Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom).
Segundo o diretor administrativo da Febracom, Luiz Carlos Fernandes, o galpão tem capacidade para receber de 9 a 12 toneladas de material por dia. A construção foi feita pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A previsão é de que a Comlurb construa outros oito galpões em diversos bairros da cidade. A estrutura montada em Irajá servirá de base para as demais. “Com base na experiência adquirida na unidade de Irajá vamos definir como trabalhar nas outras que virão a seguir”, explica Fernandes.
Além de organizar a coleta seletiva no município, o objetivo da Febracom é aproveitar a estrutura montada para que as cooperativas trabalhem em conjunto e comercializem o material em rede, diretamente para a indústria. Numa segunda etapa, as cooperativas serão devidamente preparadas para agregarem valor ao material reciclável.
“Fomos contemplados com o Projeto Cataforte 3, do governo federal. Planejamos equilibrar a estrutura das cooperativas colocando-as no mesmo patamar e instalar maquinário para que elas mesmas processem o material e, dessa forma, passem a vender produtos de maior valor agregado. Já há um cronograma para isso. É um trabalho de médio prazo”.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp