Nesta última sexta-feira membros da diretoria da UNISOL Brasil e da UNISOL São Paulo estiveram discutindo importantes temas para a economia solidária: Empresas Recuperadas e Compras Públicas.
A primeira atividade sobre Empresas Recuperadas foi realizada na FEM – Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da CUT/SP, contando com a presença de membros da FEM, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e do Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Cláudio Marcolino. A atividade debateu a necessidade de criação de estratégias concretas para o apoio à recuperação de empresas que estão em processo de falência, que podem ter no cooperativismo uma alternativa de geração de trabalho e renda, de forma autogestionada, garantindo o direito ao trabalho e emprego.
A segunda atividade aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Teve o tema das Compras Públicas, e também contou com a presença do Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Cláudio Marcolino, que debateu com representantes da UNISOL Brasil, UNISOL São Paulo, e empreendimentos e entidades da economia solidária, como Fórum Paulista de Economia Solidária, Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo, CUT/SP, dentre outros. O debate levantou o tema das Compras Públicas como instrumento de desenvolvimento local, e tirou encaminhamentos importantes, como o fortalecimento da Frente Parlamentar de Economia Solidária e a criação de um GT de Compras Públicas.