Em junho, turistas hospedados em hotéis no Rio de Janeiro e na Bahia usarão sabonetes, xampus e condicionadores feitos com extrato de mel produzido por agricultores familiares. Os produtos são da linha de cosméticos lançada nesta quarta-feira (16), em Brasília, pelo projeto Talentos do Brasil Rural – desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo.
A linha de cosméticos já foi encomendada pela maior rede de resorts do Brasil, que comprará os produtos da Realgem´s Amenities. Na solenidade, a empresa assinou contrato com a Cooperativa Vacariense de Apicultores (Avapis), para adquirir a matéria prima dos agricultores familiares gaúchos. Com a parceria, a cooperativa terá direito a 5% do valor da comercialização dos produtos.
“O mercado de cosméticos para hotéis representa um grande potencial de mercado para os produtos da agricultura familiar. No Brasil, os agricultores familiares têm um grande potencial de produtos para ser utilizado”, disse o diretor substituto de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Pedro Bavaresco. “Só esse ramo movimenta mais de R$ 3 bilhões por ano. É um volume de recursos bastante significativo, resultado de cerca de 350 milhões de diárias em hotéis no Brasil ao longo do ano”, acrescentou.
A linha de amenities do projeto Talentos dos Brasil Rural contará ao todo com nove cooperativas de extrativismo de matérias primas brasileiras, como babaçu, castanha do Brasil, camomila e capim limão.
A cooperativa Avapis integra o Talentos do Brasil Rural, projeto que beneficia mais de 25 mil famílias de agricultores, abrange 72 empreendimentos de alimentos e bebidas; 24 de decorativos, utilitários (artesanato) e cosméticos e 23 roteiros turísticos. O lançamento da linha de cosméticos cumpre mais uma etapa do projeto que tem como foco a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado hoteleiro.
Negócios e sonhos – O representante do Sebrae Nacional, Ênio Queijada, avalia que o lançamento da linha marca o início de uma etapa do projeto, em que começam os negócios. “O projeto Talentos do Brasil busca transformar em realidade um conjunto de expectativas e sonhos dos produtores”, assinalou, na cerimônia de lançamento da linha.
O diretor de Produtos e Destino do Ministério do Turismo, Marcelo Lima Costa, afirmou: “Do ponto de vida do turismo, esse projeto apresenta um algo mais que passamos a oferecer na cadeia turística. Um produto diferenciado, um atrativo para o turista”.
“Esse projeto é importante, para gente, porque levamos nosso produto para o Brasil inteiro. Com a divulgação, ele se torna mais conhecido e poderemos aumentar as vendas”, destacou o apicultor e presidente da cooperativa familiar, Alair Vargas, 64 anos, produtor de mel há mais de 20 anos.
Fonte: MDA

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