João Nilson de Souza. Foto: Arquivo UNISOL Brasil.

Cerca de 700 pessoas participaram do Seminário Nacional e 3º Congresso UNISOL Brasil, realizado no Cenforpe Ruth Cardoso, em São Bernardo do Campo, de 21 a 23 de novembro. Entre os presentes, trabalhadores que vieram de muito longe para prestigiar a iniciativa, como é o caso de João Nilson de Souza, que viajou mais de dois dias para chegar ao evento.
Souza é secretario da Associação dos Trabalhadores de Carne de Parintins, no Amazonas, e participa do congresso da UNISOL Brasil desde 2006. O cooperado e mais 22 pessoas saíram e suas casas às 09h com destino a embarcação. A balsa os leva até a cidade de Manaus, em uma viagem de 25h mar adentro. De acordo com o secretário, as condições do barco são precárias e o espaço é muito pequeno para abrigar tantas pessoas. O descanso é feito em redes, umas por cima das outras, e a hora da refeição precisa ser feita em pé.
Além das condições precárias, a temperatura durante o dia chega a 35 graus, o que faz com que o cansaço chegue depressa. Ao acostar em Manaus, descansaram um pouco e continuaram seguindo viagem, só que dessa vez pelas nuvens, em um voo às 02h30 com destino a São Paulo. No dia 23, Souza retornou para Parintins, no entanto a previsão de chegada era só dia 28 de novembro, já que as embarcações não funcionam aos sábados, domingos e segundas-feiras.
“Toda essa peregrinação valeu muito a pena. Avançamos muito em nossas discussões durante o Congresso. Estamos esperançosos que a Economia Solidária de um salto ainda maior em benefício de todos”, afirmou Souza que, apesar das dificuldades, pretende voltar mais vezes com muita força de vontade.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp