O prefeito da cidade de Rio Branco, Raimundo Angelim repassou, no dia 10 de outubro, máquinas e equipamentos para a Coopdaf (Cooperativa Delícias da Floresta) com o objetivo de contribuir na consolidação do processo produtivo do grupo, beneficiando diretamente 21 famílias.
O repasse foi feito por meio da Comtes (Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária) e a aquisição desses equipamentos são provenientes do Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários e fortalecimento dos canais de comercialização da Economia Solidária com recursos alocados por meio de Emenda Parlamentar de autoria do deputado federal Gladson Cameli junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária).
A UNISOL Brasil é uma importante parceira da cooperativa e também esteve presente no evento por meio dos assessores Carlos Omar e Jardeson Pacífico, que aproveitarm a ocasião para falar da história do empreendimento e o papel que vem realizando para a Economia Solidária.
A Coopdaf foi fundada em 2002, surgiu com o objetivo de gerar emprego e renda para grupo de mulheres dos bairros LBA, Betel e Mauro Bittar, entre outros, qualificando-as especialmente no processo de produção e comercialização. Atualmente fazem parte 21 cooperadas que no início trabalhavam na produção de bombons e castanhas cristalizadas. Em 2009, elas assumiram o restaurante do Ciesp (Centro Integrado de Estudos em Segurança Pública) Francisco Mangabeira, tendo como principal desafio servir diariamente refeições para mais de 600 policiais militares que estavam em processo de formação.
Os equipamentos servirão para dinamizar a produção, permitindo assim maior rapidez no processo produtivo, bem como o beneficiamento e processamento de alimentos para eventos (coffe breack, coquetéis, almoços).
Entre os equipamentos repassados estão um fogão de oito bocas com forno, exaustor para cozinha, forno elétrico, freezer vertical, dois liquidificadores industriais de 10 litros, uma batedeira industrial planetária de 12 litros, uma balança eletrônica de 20 quilos e um tacho com conexão para frituras a gás de capacidade de 24 litros.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Cidade de Rio Branco, Acre.