Foto: Rafael Carvalho/MDA

Aos 56 anos, Elias Souza está comprando o seu primeiro veículo. Um passo importante na melhoria da distribuição de seus produtos e da renda da família. A compra efetivada durante visita a 21ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2014), onde teve a oportunidade de se informar e enviar uma proposta de financiamento pelo Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Elias é um entre os milhares de agricultores familiares que aproveitaram o evento para conhecer e adquirir tecnologias adequadas para a produção em pequenas propriedades. Durante os cinco dias do evento, o Mais Alimentos foi responsável por aproximadamente R$ 84 milhões em propostas de financiamento enviadas. Aumento de cerca de 34% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram comercializados R$ 63 milhões.
Para o coordenador do programa, Marco Antônio Viana Leite, este é um indicativo importante para o setor. “A nossa participação este ano foi muito relevante para concretizar a presença da agricultura familiar na Agrishow, que é um dos destaques no cenário agrícola nacional. Tivemos uma participação expressiva, tanto em vendas quanto em número de visitantes”, pontua.
Diferença para o agricultor
Elias trabalha com a família em um sítio de aproximadamente dez hectares, no município de Serra Azul, interior de São Paulo, onde se dedica ao cultivo agroecológico de frutas e verduras. O primeiro contato dele com o Mais Alimentos foi no ano passado, quando conheceu o programa. Este ano, ele resolveu que estava na hora de comprar um utilitário para transportar a produção.
“Foi a melhor forma que encontrei de comprar um carro, que vai ser essencial para nos desenvolvermos. A gente até produz bastante, mas muito do nosso lucro acaba ficando na mão de atravessadores por não termos como entregar. Com o carro, quero trabalhar com distribuição de cestas orgânicas e formar uma clientela grande”, conta o agricultor. “Para nós é desenvolvimento, para o consumidor é a possibilidade de ter um produto sem agrotóxicos a um custo menor.”
Sobre o Mais Alimentos
O Programa Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar.
A linha permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp